PERSPECTIVA

Nossa Senhora dos Navegantes

nsraapa.jpg

Imagem que está no altar-mor da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Porto Alegre

Procissão 

A partir das 8horas, com início em frente a Igreja do Rosário, no centro de Porto Alegre,em direção à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

Por que a data de 02 de Fevereiro é dedicada à comemoração da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes? Por que esta denominação?

A Lei Mosaica regulava a região onde Jesus nasceu. Moisés recebeu de Deus, no monte Sinai os dez Mandamentos. Para ver aplicados os mandamentos, estabeleceu para o povo judeu um conjunto de leis, as leis mosaicas. Estas leis estão no Pentateuco, que são os cinco primeiros livros da Bíblia. O Levítico, um desses livros, estabelece que as mulheres depois do parto deveriam ficar isoladas durante sete dias se tivessem dado a luz a um menino e quatorze dias se tivessem dado a luz uma menina. Após esse período não deveriam tocar em nada consagrado durante trinta e três  dias após o nascimento do menino, quando compareceriam ao templo para oferecer sacrifício e ser purificadas.Claro que esta lei visava proteger as mulheres em sua recuperação. Maria, como integrante daquele povo, compareceu ao templo no quadragésimo dia do nascimento de seu filho. Contando-se quarenta dias do Natal a data alcançada é dois de Fevereiro. Por isso nesse dia é comemorado também Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora das Candeias, Candelária, Nossa Senhora da Luz.  Todas essas denominações em alusão ao fato de que , para cumprir a lei, ela compareceu ao templo para purificar-se e levou junto seu filho.O texto onde pode-se acompanhar essa visita de Maria ao templo, e a proclamação de Simeão de que fora esclarecido pelo Espírito Santo de que não morreria sem ver o Messias, a luz do mundo está na Bíblia em Lucas 2, 22/35.

Então, entendido o porque das denominações Nossa Senhora da Luz, Candeias, Purificação e Candelária resta a dúvida. Por que no mesmo dia celebra-se Nossa Senhora dos Navegantes e especialmente com tanto vigor no sul do Brasil?

Os cristãos, ao tempo das Cruzadas tinham de atravessar o Mediterrâneo em direção à Terra Santa.  Temerosos, invocavam a intercessão da Mãe de Deus.

Os portugueses e espanhóis foram povos que se destacaram nas viagens marítimas e eram também profundamente católicos. Assim, a invocação à Estrela do Mar, à luz que guia os navegantes, foi disseminada em todos lugares onde tiveram influência. No Sul do Brasil, a presença portuguesa e espanhola trouxe essa devoção.

Esta referência à luz é comum a todas designações de Nossa Senhora no dia 02 de Fevereiro, data que marca a  ida de Jesus ao templo pela primeira vez.

O culto à Nossa Sehora dos Navegantes  em Porto Alegre iniciou em 1869 por iniciativa do bispo  Dom Sebastião Dias Laranjeira, que veio da Bahia assumir a Diocese local.

A imagem foi confecionada em Portugal por encomenda de portugueses residentes em Porto Alegre e foi instalada na Igreja do Rosário, pois os donos da imagem não permitiram que fosse removida da Capela do Menino Deus onde estava para a nova igreja construída no atual bairro Navegantes.  Após um acordo entre as partes a imagem foi levada ao novo templo em procissão fluvial a partir da da Igreja do Rosário, no centro de Porto Alegre . Derivou daí o costume da imagem ser levada para a igreja do Rosário em procissão alguns dias antes da festa e, no dia 02 de fevereiro, retornar à sua casa. Antigamente essa procissão de condução era pluvial, mas atualmente a imagem é conduzida por terra, embora continue ocorrendo a procissão pelo rio, com muita participação.

A festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes é parte integrante da vida da cidade e região, com acompanhamento de milhares de devotos, acontece desde 1875. As pessoas agradecem  a intercessão de Nossa Senhora e relatam graças recebidas. Como nós, neste momento:

Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós!

About these ads

fevereiro 2, 2008 - Publicado por | Geral

7 Comentários »

  1. PARABENS PELASMENSAGENS.

    Comentário por EDSON SCHULTZ FERRAZ | março 22, 2008 | Responder

  2. Senhos peço sua atençao q teveria ter mais indices no seo site porque nao tem muitas coisas eu tenho um trabalho para amanha e naos tem tudo o que eu quero nesse site como
    o que se comemora.
    em q epoca do ano acontece.
    e fotos da festa sobre:comidas tipicas,roupas tipicas,objetos tipicos.etc…

    Obrigada pela sua atençao.

    Comentário por camila pp barbosa | abril 6, 2008 | Responder

  3. obrigada por terem feito este site … me ajudou muito num trabalho de escola

    Comentário por Renata | abril 23, 2008 | Responder

  4. Gostaria de saber o nª telefone da igreja nossa senhora dos navegante em bonsucesso.

    Comentário por sonia | junho 26, 2008 | Responder

  5. Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes
    Rua Luis Ferreira, 217 – Bonsucesso
    Tel: (21) 2260-5038

    Comentário por Madame Li Li | junho 26, 2008 | Responder

  6. sou devota de NS dos navegantes no meu estado comemora-se a data 02 de fevereiro, gostaria que me enviasse a novena realizada na festividade.agradeço pela atenção.

    Comentário por vilma | dezembro 14, 2008 | Responder

  7. Fiquei admirado pela devoção e o amor deste povo para com Nossa Senhora sob este belo título “Navegantes”. Assisti pela TV Aparecida a reportagem sobre a festa, a procissão, devoção e a confiança em nossa querida Mãe.
    Bom saber que é também a protetora dos que navegam pela internet. Que ela oriente aqueles e aquelas que usam desse meio e que seja para o bem!
    Que Nossa Senhora dos Navegantes rogue a Deus por todos nós!

    Comentário por Pe. Francisco José Lemes Gonçalves | fevereiro 12, 2010 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: