PERSPECTIVA

O Carnaval fixa a data da Páscoa ou a Páscoa fixa a data do Carnaval?

Uma indagação bastante comum é se o carnaval determina a data da Páscoa ou, ao contrário, é a festa que celebra a nova aliança de Deus com os homens , a festa maior da cristandade, que fixa a data da festa pagã.

Importante salientar que a Páscoa cristã, que é aquela que celebramos, não é a mesma referida na Bíblia. A festa da Páscoa que consta nas Escrituras era uma festa nacional dos judeus quando recordavam a história de sua libertação no Egito e a aliança firmada com Deus no Monte Sinai(Ex 11,4s e 12,6) . Comiam um cordeiro escolhido entre os melhores do rebanho, ervas e pão ázimo (o que se chama no Brasil de “pão árabe”). A celebração era realizada à noite. Até hoje a páscoa judaica (Pessach) é celebrada 163 dias antes do início do ano  judaico. A data não coincide coma da páscoa cristã. Jesus Cristo celebrou a páscoa judaica. Foi nesse período que instituiu a Eucaristia. 

A data da  páscoa cristã foi fixada pelo Concílio de Nicéia (325 d.C.) convocado pelo imperador Contantino. O Concílio decidiu que a páscoa cristã deveria ser comemorada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério Norte.

Mas o que seria equinócio da primavera? Ele ocorre em setembro no hemisfério sul e em março no hemisfério norte e se caracteriza pelo número de horas de sol exatamente igual ao número de horas de escuridão durante o dia. No hemisfério sul, a Páscoa ocorre no equinócio de outono, estação inversa à da primavera no Norte do planeta.

Fica então a pergunta: se a Igreja fixou a data do Carnaval, ele seria uma festa católica? Não. É que o carnaval já existia então e era chamado de februalia, uma festa pagã realizada em fevereiro. Como a Igreja estabelecera no Sínodo de Benevento(1091), que os cristãos deveriam jejuar de carne durante os 40 dias antes da Páscoa, a exemplo de Jesus, que jejuou por 40 dias no deserto. Foi então instituida a Quaresma, que terminaria na páscoa e iniciaria na quarta-feira de cinzas, quando os cristãos seriam marcados com cinzas na texta, em referência ao compromisso de conversão. A quarta-feira de cinzas acontece 46 dias antes do domingo de Páscoa.

 Hoje este período de jejum é solicitado apenas  na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa.

Então, como os cristãos iam passar quarenta dias em abstinência de carne, a festa pagã passou a chamar-se carnaval, derivado de “carne vale”. A extensão interpretaiva da palavra foi a mais ampla possível.

Então é isso. A Páscoa marca a data do Carnaval e a primeira  lua cheia da primavera no hemisfério norte marca a data da Páscoa.Esta ano, como sabemos a Páscoa ocorrerá no dia 23 de março. O período pascal continua com a Ascensão do Senhor, em uma quinta-feira, quarenta dias após o domingo de Páscoa e encerra com  a festa de Pentescostes , dez dias após. Então, Pentecostes, como etimologicamente pode-se constatar, é celebrado cinquenta dias após a Páscoa.

O Carnaval somente é carnaval quando ocorre 47 dias antes da Páscoa. Se alterada a data, a festa poderá ser chamada de qualquer coisa menos  de carnaval, tendo em vista a sua filiação ancestral com as tradições cristãs. Lembramos disto porque temos notícia de certas iniciativas por parte de alguns legisladores no sentido de alterar a forma de fixação da data do Carnaval, tornando-a uma festa de dia fixo. Será que, para satisfazer interesses de alguns, toda uma tradição e todo o simbolismo subjacente a ela deverão ser alterados? Impressionante a necessidade atual de romper com todas as tradições e costumes. O alcance dessas iniciativas pode ser muito maior do que aquele que é expressamente admitido. O carnaval, se invadir o período da quaresma, será também um desrespeito à história da cultura brasileira, que inclui, como a cultura popular de qualquer país, as celebrações ligadas à religião – por mais que isto soe desagradável a alguns adeptos de outros cultos.

 

Tópico relacionado:

http://perspectivabr.wordpress.com/2008/02/06/quarta-feira-de-cinzas-quaresma/

About these ads

fevereiro 2, 2008 - Posted by | Geral

5 Comentários »

  1. eu achei muito bom esse texto achei tambem muito interessante

    Comentário por rayane | fevereiro 27, 2008 | Resposta

  2. Parabens pelo blog!
    Estou enviando esse site pois acredito ser muito pertinente com o assunto
    trioeletrico.net.br

    Comentário por trio eletrico | novembro 13, 2009 | Resposta

  3. Parabéns! Foi muito esclarecedor o seu artigo.

    Comentário por Sr. Joda | janeiro 14, 2010 | Resposta

  4. Gostei muito! Parabéns!

    Comentário por Marcos Biancardi | março 22, 2010 | Resposta

  5. Texto muito bem escrito.
    Parabens

    Comentário por Fernando | fevereiro 10, 2013 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: