Árvores são patrimônio da cidade*

* Beto Moesch


No Dia da Árvore, é oportuno lembrar o que dizia José Lutzenberger: “as árvores são o ar-condicionado das cidades”. E, em tempos de mudanças climáticas, uma das formas mais eficientes de mitigar seus efeitos é preservar e ampliar a arborização dos centros urbanos. Além de melhorar a temperatura do ar, as árvores reduzem a poluição atmosférica e sonora, evitam alagamentos e garantem a sobrevivência de inúmeras formas de vida.

Porto Alegre conta com mais de 1,3 milhão de árvores nas vias públicas, além das milhares existentes em praças e parques, áreas particulares e de proteção ambiental. São mais de 10 mil mudas plantadas ao ano pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Com o novo Plano Diretor de Arborização, lançado em 2007, estabeleceu-se que as calçadas devem ter no mínimo 40% de área vegetada. Outro avanço recente foi o aumento significativo do plantio compensatório para cada vegetal retirado. Muitas vezes, ainda, multas são revertidas em plantios.Atualmente, são inaceitáveis projetos urbanísticos que não prevejam arborização. A aridez do concreto precisa dialogar com a fertilidade e exuberância da natureza para o equilíbrio ecológico e a saúde física e mental da população.

A partir de 2005, a quantidade de árvores nas principais avenidas do município cresceu notavelmente. Em alguns casos, houve a necessidade de romper o pavimento abaixo dos canteiros centrais para plantá-las. Mas o esforço valeu a pena. A Capital não poderia prescindir de flora em seus pontos de mais intenso movimento. No futuro, teremos vias ornamentadas por novos túneis verdes, muito mais humanas e sustentáveis. Os cidadãos também devem zelar pelas plantas, denunciando podas e cortes irregulares e, quando possível, cultivando espécies nativas em seus imóveis. Por todos os benefícios que nos trazem e pelo seu valor intrínseco, é nossa responsabilidade tratar esses bens naturais com respeito, gratidão e cuidado.

Assim, preste atenção: como está a arborização de sua rua? Adote uma árvore!

*Beto Moesch é vereador em Porto Alegre/RS e ambientalista

Uma resposta em “Árvores são patrimônio da cidade*

  1. Muito bom, o texto do vereador Beto preocupado com as questões ambientalistas.
    Deixo aqui um poema aos teus leitores.

    Velha árvore
    Eliane Couto Triska

    Velha árvore, rapariga religiosa,
    Estranha, essa tua sombra que, vadia,
    Sedenta de qualquer um em qualquer dia,
    Se deita no teu gozo – A milagrosa!

    Pode reclamar-te a juventude?
    Por que, se, na secularidade
    De vida, em sacrifício à saúde,
    A morte só conhece a metade?

    Frondosa, ainda exibes a grinalda
    Copada para a noite resolvê-la
    Num noivo com um anel de esmeralda.

    E a noite, que transforma tudo em igual,
    Aniquila tua sombra, ao recolhê-la
    Às letras, numa folha de jornal.

    Do livro *Os tempos e sua voz*

    Curtir

Deixe um comentário