A história do escudo do Palmeiras

Fundado em 1914, o Palmeiras mudou várias vezes ao longo de sua história – inclusive no nome: até 1942, chamava-se Palestra Itália. As mudanças de escudo refletem as muitas fases pelas quais o clube passou em sua história.

O primeiro escudo foi utilizado logo no ano da fundação. As cores eram as mesmas da bandeira da Itália. As referências à Península estão explícitas no nome de maior relevo no escudo – a palavra “Itália”, embaixo.

O clube foi obrigado a mudar de nome em 1942, graças à campanha de nacionalização do governo Vargas. A simbólica italiana desapareceu e foi substituída por um escudo com as cores do Brasil, que durou alguns meses:

 

No fim de 1942, veio o terceiro escudo com o novo nome do clube: Palmeiras.

 

Mas as camisetas do Palmeiras nem sempre estamparam o escudo oficial do clube. Em vários momentos, apenas um pequeno símbolo foi impresso em um dos lados do peito dos jogadores.

O primeiro deles, de 1915, era apenas um “P” de Palestra:

 

Em 1916, foi escolhida um Cruz de Savoia, símbolo da Realeza Italiana, para adornar a camiseta:

Em 1917, voltou a referência ao nome do clube, com as letras P e I entrelaçadas. Esse modelo seguiria, com algumas alterações, nos anos posteriores.

1918

 

1919

1928

1937

A campanha de nacionalização de 1942 forçou a mudança de nome do clube para “Palmeiras”. Assim, o I entrelaçado ao P desapareceu.

Deixe um comentário