Favelas na França

Pessoas vivendo em habitações miseráveis durante o inverno. Essas fotos poderiam ser da periferia de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba ou qualquer capital brasileira que tenha uma estação fria. Só que não são daqui. São de Lyon, uma das cidades mais ricas da França.

A única diferença é a criminalidade. Lá, o tráfico não domina as favelas – chamadas de bidonvilles – e transitar por elas não é significantemente mais perigoso do que passear pelo Quartier Latin, em Paris. São apenas bairros pobres, onde os excluídos do sistema, normalmente imigrantes do Leste Europeu, da África ou do interior da França, se amontoam por não poderem pagar os altíssimos aluguéis de apartamentos, mesmo de má qualidade. . Assim  as favelas do Rio, ou de qualquer cidade brasileira, costumavam ser até os anos 70, quando os traficantes tomaram conta.

Fonte: http://site.voila.fr/galerie.photo8/divers/bidonvilles.htm#haut

f1.jpg

f2.jpg

f3.jpg

10 respostas em “Favelas na França

  1. É o reflexo do capitalismo. A França é um belo país, mas tem sua desigualdades sociais. A diferença é que, segundo a informação mostrada,os pobre são em sua maioria imigrantes, enquanto que no Brasil os pobres são os seus próprios habitantes natos.

    Curtir

  2. Isso mostra que favelas, pobreza e todas as mazelas não são ‘privilégios’ só nosso, aqui do hemisfério sul. pelo contrario, nos Estados unidos, o pais mais rico do mundo existem casebres de zinco e latão em cidades miseraveis e de altissima criminalidade como St.Louis, Detroit, New Orleans e outras. Na europa, existem favelas como as nossas em Portugal, Espanha, França, Iugoslavia etc…
    Só que tenho que discordar de um ponto, no comentário de José Alves da Silva.
    Saliento que não quero parecer preconceituoso, embora dê a entender, mas é a realidade. Nas favelas de todo o estado de São Paulo a vasta maioria de habitantes é de imigrantes também, imigrantes nordestinos que vieram tentar a sorte por aqui.

    Curtir

  3. Bem, devo comentar que somente mostram o lado “rico” da França porque essa “mostra” é totalmente comercial. Quem vai querer visitar algum local vendo a parte negativa desse local? Além do mais, se vc perguntar a alguém de lá qual a visão que têm do Brasil, eles vão falar “futebol” e “mulher bonita”. Então essa característica de mostrar o lado positivo é uma estratégia comercial, não somente da França mas também do Brasil. Não sei se você sabe que muitas novelas do Brasil são passadas na Europa. Certamente, quem conhece o Brasil somente através dessas novelas pensa que no Brasil somente há pessoas brancas, porque pessoas brancas são a grande maioria do elenco das novelas. Conheço pessoas que quando vêm aqui sentem surpresa ao ver a enorme desigualdade social, e conheço outras que já sabiam dessa desigualdade porque estudaram especificamente.

    Curtir

  4. Brasileiros precisam urgentes vender uma imagem melhor do Brasil lá fora,e saber que poreza e políticos corruptos é igual a pernilongo temos no mundo todo,vamos parar de ser bobinhos e só ver coisa ruim no Brasil e coisa boa no resto do mundo que eu sei não esta´tão bom assim.PQPPQPPQPPQPPQP.

    Curtir

Deixe um comentário